Design Thinking

Gabriel Figueiro

In Artigos Posted

Acabei de fazer um curso no Coursera – https://www.coursera.org, para quem não conhece é um site que oferece alguns cursos gratuitos online de diversas áreas através de plataformas MOOC ( do inglês Massive Open Online Course, são cursos online oferecidos por meio de ambientes virtuais de aprendizagem ) a maioria em inglês, mas tem em outras línguas também e que a cada dia crescem mais.

Escolhi o de Design Thinking for innovation oferecido pela Universidade de Virginia lecionado pela professora Jeanne M. Liedtka, ela faz parte do corpo docente da Darden Escola de negócios da Universidade de Virgínia – EUA.

Captura de Tela 2015-11-24 às 12.04.17

É a primeira vez que fiz um curso desse tipo e de agora em diante vou fazer mais porque são práticos, muito bem desenvolvidos e ainda disponibilizam certificados (tem o gratuito e o pago).

Esse curso é de 5 semanas e não pesa nada foi muito tranquilo, são video aulas de aproximadamente 1 hora por semana e que dá para baixar para assistir offline no celular ou tablet então em qualquer tempo livre dá para fazer. Em cada semana as aulas são conduzidas para explicar o funcionamento das 4 etapas do processo de inovação de design thinking divididas com as perguntas What is? / What if? / What wows? / What works?  como exemplificado na ilustração abaixo.

Captura de Tela 2015-11-24 às 16.23.24.png

Em cada etapa são usadas as ferramentas Visualization / Storytelling / Mind Mapping / Learning launch.

A metodologia de Design thinking para buscar inovação e solução de problemas não é tão nova e com o tempo vem ganhando mais força entre administradores, principalmente na área de marketing.

Em uma das palestras do curso o professor Dan Pink, autor de A whole new mind – Why right brainers will rule the future” cita um pensamento que achei curioso, ele diz que no século passado as máquinas substituiram a mão de obra e neste século as máquinas estão substituindo o cérebro, principalmente o lado esquerdo responsável pela parte analítica, lógica, linear e sequencial, enquanto que o hemisfério direito responsável pela parte criativa e intuitiva ainda não, é nesse contexto que entra o Design thinking.

Vale muito a pena o curso, para quem tiver interesse recomendo acessar o site.

0 Comments

Leave a Comment