Associação de Marca. 5 tipos.

Um cliente não compra simplesmente um produto de alguma marca qualquer. Ele tenta se lembrar da marca ou do produto em sua mente com outra coisa. Essa associação da marca com o cliente que forma uma imagem mental do produto em sua memória é chamada de associação de marca.

É comum que as associações de marca sejam causadas principalmente por impressões visuais. São as impressões sensoriais relacionadas a mais de dois terços dos estímulos que chegam ao cérebro e causam pensamentos que permitem a uma pessoa relacionar um produto ou uma marca a uma imagem em sua mente.

O outro terço do fator é cuidado com o sabor, som, cheiro etc., forma um vínculo emocional com ele e qualquer mudança na marca pode influenciar as emoções do cliente de forma positiva ou negativa .

As associações de marca ajudam os compradores a relembrar a marca por causa das propriedades exclusivas, também o diferencia dos concorrentes e fornece um motivo para os clientes comprarem o produto. As associações de marca também ajudam a criar sentimentos positivos e impactantes em relação à marca ou produto. São elas:

1) POR CARACTERÍSTICA
Um atributo de uma marca, produto ou serviço que a caracteriza é chamada de associação baseada em característica. É essa característica ou atributo que a empresa promove fortemente e se destaca da concorrência. Isso, por sua vez, auxilia os clientes no recall da marca e os ajuda a se associarem ao produto no mercado que, ainda mais, tem vantagem na tomada de decisões de compra.

Os atributos podem ser a composição física dos produtos ou aspectos externos ou talvez até mesmo a aparência, preço ou combinação de embalagem de um ou mais desses atributos. Muitas marcas estão associadas por causa do alto desconto oferecido por eles, por exemplo, IKEA. O atributo também pode ser os slogans que ajudam a promover a marca.

Por exemplo, o slogan de M&M que é “Derrete na boca e não na mão” ou “Just do it” da Nike. A descrição dos detalhes ajuda os clientes a se associarem à marca com suas características primárias e a criar uma associação duradoura em suas mentes se a associação da marca for bem-sucedida, os clientes vão lembrar da qualidade específica da marca mesmo anos depois que esse slogan foi popularizado no mercado.

2) COM BASE EM BENEFÍCIOS
Como o nome descreve, são os benefícios do produto ou da marca que associam os clientes a ele. Esses benefícios podem ser funcionais, relacionados a um produto ou serviço específico, ou também podem ser de natureza experimental, que descreve os sentimentos do cliente ao usar o produto ou serviço.

Os benefícios também podem ser simbólicos, por exemplo, a marca que ajuda os clientes a atingir o objetivo social. A indústria cosmética depende fortemente da associação baseada em benefícios. Esta é uma cartilha de uso fácil para atrair clientes que são mais mulheres do que homens.

Embora eles não se concentrem em como uma mulher ficaria depois de usar um produto, eles também se concentram em como ela se sentiria depois de usar esse produto. Quando uma mulher parada em frente a um corredor cheio de cosméticos decidindo qual cosmético seguir em frente é da associação com a marca que ela lembra e que nos ajuda a tomar uma decisão.

Embora a maior contribuição nessa tomada de decisão seja a publicidade e a colocação de produtos, uma parte substancial disso também depende do humor do cliente naquele momento específico e, embora a parte anterior esteja no controle das empresas, eles não têm qualquer influência qualquer que seja na última parte.

3) BASEADA EM ATITUDES

As atitudes da marca são determinadas pelos clientes após avaliação geral por eles. Essa associação é bastante abstrata e, na maioria das vezes, pode estar relacionada aos atributos do produto, incluindo os benefícios. essas atitudes também podem estar ligadas a um estilo de vida específico, como orientação para o condicionamento físico, consciência ambiental ou uma celebridade nos esportes ou entretenimento.

O melhor exemplo seria a Nike, que é uma empresa de vestuário de fitness que usa endossos de celebridades para estabelecer uma associação de marca para as diferentes linhas de produtos na mente dos clientes. eles trabalham com atletas em diversas áreas do cenário esportivo e ajudam os clientes a deletar o produto com performance.

É por esta razão que a empresa criou melhores associações com a maioria das celebridades do esporte e com os melhores desempenhos em seu campo. A imagem que a empresa projeta na mente dos clientes é a de que, ao utilizar este produto em particular, eles têm a chance de vencer e serem os melhores na escolha de seu esporte, espelhando e replicando as celebridades nas propagandas. As atitudes dos vencedores e das celebridades são repassadas aos clientes por meio dos produtos da marca.

4) POR INTERESSE
Interesses são usados por muitas empresas como fator de associação para seus clientes. É o parâmetro básico que se utiliza e apela ao intelecto ou à consciência dos clientes. o objetivo principal da empresa é usado para gerar interesse na mente do cliente e posicionar a marca de acordo, o que, por sua vez, significaria que a marca é do interesse do cliente.

A associação pode ser estabelecida por endosso de celebridades ou pela colocação de filmes em que o ator principal usa um produto específico sem interesse, conectando assim o cliente potencial e o produto. Por exemplo, um escritor de um filme beberia um café Starbucks, relacionando a Starbucks com a produtividade e a criatividade na mente do cliente.

5) POR CELEBRIDADE
Este é o tipo mais comum de associação de marca usado para promover os produtos. a imagem de uma celebridade é usada para empurrar os produtos na mente do cliente e, assim, ajudar a vender seu produto. A seleção cuidadosa de celebridades é feita para associar a uma determinada marca.

Por exemplo, uma marca de beleza sempre estaria associada a uma atriz mais jovem, enquanto um produto como cremes anti-rugas estaria associado a uma celebridade relativamente mais velha. Da mesma forma, uma marca esportiva seria associada a um esportista, a uma celebridade do fitness ou a algum outro modelo, por outro lado, marcas como a Rolex estariam associadas a magnatas dos negócios ou celebridades que estão no campo dos negócios há muito tempo.

A associação de marcas de celebridades ajuda na conversão mais rápida de clientes em potencial em clientes e materializa vendas mais rápidas. No entanto, a maior desvantagem do endosso de uma celebridade é se o cliente não gosta de uma celebridade em particular associada à marca, ele não compraria o produto, mesmo que o produto seja de excelente qualidade

Fonte: https://www.marketing91.com/brand-association/

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