Como o consumo de mídia mudou na última década (2011-2021)
Gabriel Figueiro
In Notícias Posted maio 10, 2021
Há uma grande variedade de aplicativos e hacks projetados para ajudar a regular o uso pessoal da Internet e o consumo de mídia, mas os dados sugerem que eles não têm funcionado. Hoje, consumimos mais mídia do que em qualquer momento da última década.
Esses dados de Recode analisam quantos minutos os adultos norte-americanos passam em várias formas de mídias, comparando dispositivos móveis, computadores, rádio, televisão e revistas.
Quantos minutos são gastos em mídias?
Em 2021, o consumo coletivo de mídia continua sua trajetória ascendente e deve estar no nível mais alto de todos os tempos. Em 2021, o consumo geral de mídia entre os adultos dos EUA é estimado em cerca de 666 minutos por dia, ou 11,1 horas – um aumento de 20,2% em relação a 2011. No Brasil ainda não achei um estudo similar, mas acredito que não deve ser muito diferente.
Ano | Mobile | Desktop | Radio | Televisão | Revistas | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
2021 | 252 | 50 | 99 | 253 | 12 | 666 |
2020 | 231 | 50 | 100 | 258 | 13 | 652 |
2019 | 208 | 51 | 100 | 264 | 14 | 637 |
2018 | 190 | 52 | 102 | 270 | 15 | 629 |
2017 | 164 | 53 | 102 | 282 | 17 | 618 |
2016 | 136 | 53 | 105 | 287 | 18 | 599 |
2015 | 124 | 56 | 109 | 289 | 19 | 597 |
2014 | 88 | 67 | 111 | 298 | 20 | 584 |
2013 | 74 | 67 | 116 | 306 | 21 | 584 |
2012 | 60 | 68 | 120 | 314 | 23 | 585 |
2011 | 45 | 40 | 131 | 314 | 24 | 554 |
Embora o consumo de mídia tenha crescido de modo geral, isso é principalmente impulsionado pelo uso de dispositivos móveis. Na verdade, todas as categorias, com exceção de celular, diminuíram de seus respectivos picos. O celular, por outro lado, cresceu impressionantes 460% em 10 anos, de um uso diário médio de 45 minutos para impressionantes 252 minutos.
Consumo por geração
As disparidades no consumo de mídia também têm um aspecto geracional que vale a pena observar. Por exemplo, americanos mais velhos, como os baby boomers, ainda consomem mídia rotineiramente pela televisão. Por outro lado, grupos mais jovens como a geração Y e a geração Z tendem a consumir mais por meio de dispositivos móveis.
O aumento do uso da Internet veio com críticas e é considerado parcialmente responsável pela diminuição da nossa capacidade de atenção. Com apenas 1.440 minutos em um dia, ainda não se sabe exatamente quantos minutos continuaremos direcionando para o uso móvel. Mas com os números crescendo 9% no ano passado, podemos ainda não ter atingido o pico.